Nota oficial: Suspensão das aulas.
Postado: 15/03/2020 às 11:26

Diante das orientações expedidas pelo Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria Estadual de Saúde, bem como as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria Geral da Escola Superior de Cruzeiro – ESC, no uso de suas atribuições e para preservar a segurança de seus alunos, servidores e da comunidade, manifesta-se oficialmente acerca das medidas preventivas para a prevenção da proliferação ou contaminação dos usuários dos espaços comuns e de aulas da Instituição.

A par das medidas designadas pela autoridade sanitária brasileira, é importante consignar que não há motivo para pânico, mas sim, cuidados generalizados para conter a proliferação do vírus Sars-Cov-2, causador da doença COVID-19 ou CORONAVIRUS, especialmente nas Instituições de Ensino Superior do Estado, incluindo Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

A realidade do público de alunos e professores da ESC é múltipla, recebendo diariamente dezenas de usuários de diversas cidades, inclusive de outros Estados (Minas Gerais e Rio de Janeiro), além de outras cidades do Vale Histórico, em deslocamentos por ônibus, vans, coletivos ou veículos próprios. Esse público é formado majoritariamente por um grupo de menor risco acerca dos efeitos de eventual contaminação, mas potencialmente multiplicador de expansão e trânsito de possíveis contaminações durante o trajeto, ou para seus familiares.

Assim, a prioridade da ESC é reduzir, ao máximo possível, e dentro das orientações oficiais, riscos potenciais de contaminação ou proliferação do vírus, de modo que, segundo o Governo do Estado, a orientação é a suspensão de todas as aulas do ensino superior a partir do dia 16 de março, até ulterior orientação oficial das autoridades sanitárias sobre a evolução desta pandemia. Durante a semana do dia 16 ao dia 20 de março, a instituição permanecerá em funcionamento, com todos os professores cumprindo a grade horária, para a designação dos critérios e a produção dos conteúdos virtuais que serão disponibilizados, bem como a distribuição de informações e materiais de esclarecimentos que serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com as melhores práticas acerca desse momento tão delicado da saúde mundial.

Igualmente estão suspensos, a partir do dia 16 de março de 2020, todos os atendimentos efetuados no Campus II da ESC, onde funciona a clínica escola para os atendimentos de Fisioterapia e estágios de Enfermagem. A Secretaria do Campus II deverá providenciar a comunicação a todos os pacientes agendados, acerca da suspensão, e que futuramente serão designados.

Estão suspensas também as reuniões dos Órgãos Colegiados da instituição (CONDIR e CONSEP) até nova deliberação, evitando o deslocamento de docentes e as aglomerações relativas as reuniões. Deliberações que se façam necessárias, serão efetuadas em reuniões virtuais, com designação prévia pela Direção e notificação antecipada aos membros.

Neste período, os alunos não terão apontamentos de faltas ou prejuízo de conteúdo, os quais serão disponibilizados virtualmente através do ambiente AVA da ESC, e receberão as devidas orientações de seus professores. As orientações constantes desta nota oficial são provisórias, até nova manifestação da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, sempre no sentido de minimizar os efeitos e transtornos causados por medidas de contenção dessa natureza.

Os Coordenadores dos Cursos designarão, juntamente com os professores, os conteúdos e formas de aprendizagem aplicáveis neste período.

Os serviços administrativos da ESC serão mantidos, por enquanto, de forma inalterada, inclusive para sanar dúvidas dos alunos e professores acerca dos próximos procedimentos e dos reflexos destas medidas. Contudo, serão redesenhadas as rotinas de atendimento, chegada e saída, especialmente no que tange ao uso de álcool gel, limpeza dos acessos e desinfecção pelo pessoal encarregado pela higienização dos ambientes da ESC.

O Governo Municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde Municipal, divulgarão outras medidas aplicáveis ao atendimento da população, bem como as rotinas e locais de atendimento e esclarecimento dos munícipes e usuários dos serviços públicos de Cruzeiro, sempre buscando reduzir os riscos potenciais desse momento. Neste momento é essencial reforçar que não há motivo para pânico, mas sim a adoção de novas rotinas de prevenção e combate.

A Diretoria Geral da ESC está à disposição para quaisquer esclarecimentos.