Escola Superior de Cruzeiro completa 50 anos com previsão de novos cursos e projetos a partir de 2020.
Postado: 19/12/2019 às 11:31

No final de década de 1960, Cruzeiro experimentava um momento de crescimento em diversas áreas. O prefeito à época Hamilton Vieira Mendes, foi visionário em propor a criação da Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (ESEFIC). A instituição vem construindo, ao longo de seus 50 anos, uma bela trajetória que merece ser comemorada. São cinco décadas de tradição e qualidade no ensino superior de Cruzeiro e Região.

 Entre as tantas lideranças neste processo deve-se reconhecer o papel desempenhado pelo Professor Doutor Hamilton Vieira Mendes, o grande articulador da criação da primeira Faculdade de Cruzeiro, além do Deputado Nesralla Rubez e o Prof° Walter Leser (Secretário de Saúde do Município). Tornada realidade a Faculdade de Educação Física de Cruzeiro, foram abertas as matrículas. O primeiro processo seletivo ofertou 160 vagas (80 femininas e 80 masculinas), inscrevendo-se nada menos que 190 candidatos. Para diretor do estabelecimento foi nomeado o Prof. Francisco Coutinho. O corpo docente contava com grandes mestres da área de educação, como os professores Ernesto dos Santos, Oswaldo Gonçalves, Lídio Toledo e Admildo Chirol, que estavam à frente da equipe médica e de fisiologia da Seleção Brasileira de Futebol naquele momento. A Aula Inaugural foi proferida pelo então governador do estado Abreu Sodré realizada no Cine Palácio. Depois deram continuidade a esta trajetória os professores Walter Florentino da Silva, Lúcia Maria Borges, Anastácia Leão de Carvalho, João Bosco da Silva, entre outros.

A trajetória histórica da instituição constitui-se num marco da cronologia da educação em nível superior de Cruzeiro e região. A ESEFIC – Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro “Prefeito Hamilton Vieira Mendes” foi criada pela Lei Municipal n° 1007, de 29 de dezembro de 1969 e inaugurada no dia 10 de abril de 1970.

Surgindo em Cruzeiro como fenômeno de modernidade, a faculdade abriu portas para cruzeirenses e vizinhos, antevendo que a região carecia de condições para formação intelectual de profissionais. No que tange à realização profissional, foi possibilitado aos mais de 10.000 egressos que participaram da construção da história da instituição que se incorpora à construção da cidade de Cruzeiro.Dos 160 alunos ingressantes de 1969, 93 compuseram a primeira turma de formandos da ESEFIC, assim como os formandos das áreas de Pedagogia, Fisioterapia e Enfermagem que a Faculdade contempla em 2019, edificam a história dessa instituição.

Ao longo de sua história, a ESEFIC, atualmente – Escola Superior de Cruzeiro deixou um legado às gerações futuras,  e constitui-se em instituição de grande relevância para a região, pois forma professores, orientadores, supervisores e diretores de escola e profissionais da área de saúde.  

A alteração da denominação da faculdade para Escola Superior de Cruzeiro “Prefeito Hamilton Vieira Mendes” (ESC) foi feita através da lei 3.694, de 18 de maio de 2005.

Em 29 de dezembro de 2019 a Escola Superior de Cruzeiro completará 50 anos de existência. As metas prioritárias, desde sua gênese: ampliação das oportunidades educacionais, uso eficaz dos recursos humanos e materiais disponíveis e atenção vigilante às justas aspirações de ascensão econômica e social da juventude, continuam atuais, símbolo de orgulho para os cruzeirenses, não só das décadas de 70 e 80, mas neste novo milênio.

A graduação em Fisioterapia – ESC, autorizada pelo Parecer CEE n° 397/2005, aprovado em 23.11.2005, publicado no D. O. U. em 24.11.2005, teve início em 2006 e, desde então, existe compromisso com a qualidade na formação dos alunos e para isso não se medem esforços para que as metas sejam atingidas. Para tal, a instituição conta com laboratórios de anatomia, microscopia, cinesioterapia, Piscina Terapêutica aquecida e Clínica-Escola.

A graduação em Enfermagem teve seu início no 2° semestre de 2008 através da autorização do Curso: Parecer CEE n° 83/2008, e completou seus dez anos no ano passado. Curso atualizado, tendo como base as “Diretrizes curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem – Resolução CNE/CES n° 3, de 7 de novembro de 2001”.

O curso dedica-se não somente a atender às expectativas do mercado do ponto de vista da capacitação tecnológica, mas desenvolver no aluno a visão humanista, criativa e capaz de elaborar formas e conteúdos mais condizentes com os novos paradigmas de uma sociedade complexa em constantes mudanças.

Atualmente a parceria realizada entre a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação do município e do Departamento de Esportes, permite a milhares de alunos poderem cumprir seus estágios, participar de eventos na cidade e região, além de oferecer para todos os munícipes esportes das mais diversas modalidades.

O curso de Enfermagem oferece suporte emergencial nos eventos realizados pela prefeitura e por toda a rede municipal de educação e saúde.

Um dado de extrema relevância que exemplifica a vocação da ESC em estender suas atividades à comunidade são os 43.000 atendimentos gratuitos realizados pela Clínica-Escola de Fisioterapia nestes 9 anos de existência. Nesse ano de 2019, iniciou-se uma nova fase no curso de graduação em Enfermagem, a abertura da Clínica-Escola do curso de com foco no consultório  que irá proporcionar atendimento a população cruzeirense provida pelo sistema Único de Saúde (SUS), o que permitirá novas oportunidades profissionais aos alunos em sua carreira profissional.

A importância da ESC para Cruzeiro e região atravessa décadas e atinge, uma nova dinâmica no Século XXI. A atual administração e direção, vem realizando um trabalho de renovação do processo de gestão da faculdade, que planeja para os próximos anos, novos projetos de pesquisa e extensão, novos cursos   que permitirão à ESC – Escola Superior de Cruzeiro – manter sua trajetória de sucesso pavimentada ao longo de cinco décadas de existência, aliando as duas principais competências presentes no seu DNA vitorioso: qualidade no ensino e capacidade de adaptação às tendências contemporâneas na educação superior. Dentre os novos projetos, estão o lançamento de novos cursos de graduação e pós-graduação, lato sensu,cursos de extensão que fará parte do projeto inovador de educação continuada que será lançado em 2020.