Confira a programação da XI Semana de Enfermagem ESC.
Postado: 08/05/2019 às 20:19

A XI Semana de Enfermagem ESC está recheada de atrações. Confira!

Um sopro: de História Memorial

O primeiro programa oficial de treinamento de enfermeiras, foi aberto pela Escola Nightingale para Enfermeiras em abriu em 1860. A missão da escola era formar enfermeiras para trabalhar em hospitais, para trabalhar com os pobres e para ensinar. Isso significava o entendimento de que os alunos cuidassem das pessoas ‘também’ em suas casas, uma valorização que está avançando na reputação e oportunidades profissionais para os enfermeiros até hoje.

A voz de Florence Nightingale (1820-1910) foi salva para a posteridade em uma gravação de fonógrafo de 1890 preservada no Arquivo Sonoro da Biblioteca Britânica. A gravação está em auxílio do Fundo de Ajuda Brigada Ligeira, e diz:

“Quando eu não for mais nem uma memória, apenas um nome, eu espero que minha voz possa perpetuar o grande trabalho de minha vida. Deus abençoe meus queridos velhos camaradas de balaclava1 e os traga a salvo para a costa.”

 Obs.: Uma balaclava é um gorro confeccionado normalmente com malha de lã.

A gravação da fala de Florence pode ser ouvida no YOUTUBE no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ax3B4gRQNU4

Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Em 1865, Ana Néri partiu de Salvador em direção ao Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Com 51 anos, foi incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários.

Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio de 1880. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil foi fundada por Carlos Chagas em 1923 e em 1926 recebeu o nome de Ana Néri, em homenagem à primeira enfermeira brasileira. O dia do enfermeiro é comemorado em 20 de maio.

A Semana da Enfermagem no Brasil foi instituída pelo Decreto Nº 48.202 de 12 de maio de 1960, celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas em que ocorreram, respectivamente, o nascimento de Florence Nightingale, 1820 e o falecimento de Ana Néri, em 1880.

A Escola Superior de Cruzeiro (ESC) e o Curso de Graduação em Enfermagem traz nesse ano a XI SEMANA DA ENFERMAGEM – ESC cujo tema central é: “(ENFERMAGEM: Possibilidades de atuação e Sistemas de Informação do trabalho).

Trata-se de um Evento acadêmico que acontecerá entre os dias 13 a 15 de maio de 2019. O público alvo será os docentes e discentes dos cursos de Graduação em Enfermagem e a sociedade Cruzeirense.

 

Não deixe de prestigiar!

 

Confira a programação: