Partiu Férias!!!
Postado: 19/12/2018 às 12:24

Na correria do dia a dia, o trabalho, o estudo… o cérebro é submetido diariamente a múltiplas tarefas que requerem muitos esforços. Por esta razão, é importante parar para recarregar as energias. Você sabe por quê?

Diversas pesquisas científicas revelaram que as áreas ativadas no cérebro quando estamos descansando são diferentes das áreas ativadas quando estamos trabalhando.

Estas pesquisas mostram que nosso cérebro tem duas redes principais de neurônios: uma positiva, também chamada de “rede de controle executivo” – que é ativada quando realizamos e focamos em uma tarefa – e outra chamada “rede de processamento padrão” ou “rede de tarefas negativas”, que é ativada quando deixamos a nossa mente descansar em um fim de semana ou durante as férias ou quando estamos sonhando enquanto dormimos. Ambas são importantes para nossa vida e nos levaram a grandes descobertas. A rede de tarefas negativas é a que nos permite fazer conexões entre ideias soltas e é responsável pelos nossos momentos de genialidade. Graças a ela resolvemos os nossos problemas mais complicados com boas ideias porque estamos mais descansados e menos estressados.

Outra vantagem das férias: a ausência de tensão. “Diante da pressão dos prazos de entrega de trabalhos e provas, aumenta a ansiedade de professores e alunos. –> A ansiedade aumenta o índice de cortisol no nosso organismo, uma substância liberada pelo hipotálamo”. Com isso, temos uma sensação de desconforto e chegamos a sentir dores musculares e nas costas. Nas férias, com a ausência da ansiedade e consequentemente da cortisol, o humor da pessoa melhora, ela fica mais disposta e relaxada. Referências: novaescola e supera.

Então, vamos descansar!!!
Boas férias queridos alunos! ☀🌴💗🌸 

Texto retirado do Instagram da prof. Marília Garcia: https://www.instagram.com/profa.marilia.b.s.garcia/?hl=pt-br