Simpósio Comemorativo 10 anos de Enfermagem ESC.
Postado: 08/05/2018 às 13:03

O SIMPÓSIO COMEMORATIVO dos 10 ANOS do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro e da X SEMANA DA ENFERMAGEM ESC, cujo tema central é O TRABALHO DA ENFERMAGEM NAS DIMENSÕES DO CUIDADO E SABER NAS PRÁTICAS EM SAÚDE, está programado para os dias 15, 16 e 17 de maio de 2018, no Teatro Capitólio do município de Cruzeiro.

O mês de maio é de grande significado para os profissionais de Enfermagem no Mundo. Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro. No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se também a Semana da Enfermagem, celebração instituída em meados dos anos 40, em homenagem a duas grandes personalidades da Enfermagem: Florence Nigthingale, britânica pioneira no tratamento a feridos de guerra, e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Trata-se de um Evento acadêmico que acontecerá entre os dias 15 a 17 de maio de 2018. O público alvo será os docentes e discentes dos cursos de Graduação em Enfermagem e a sociedade Cruzeirense.

Não deixe de prestigiar!

Confira a programação:

 

PROGRAMAÇÃO SIMPÓSIO COMEMORATIVO 10 ANOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

X SEMANA DA ENFERMAGEM ESC

 

15/05/2018 19h00 ABERTURA E CREDENCIAMENTO

19h:10min JOÃO BOSCO FERREIRA RODRIGUES

19h:30min Sílvia Maria de Carvalho Farias

Palestra: Retrospectiva 10 anos do curso de Graduação em Enfermagem

Briefing: Formada em Bacharelado em Enfermagem pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de Lorena (2006-2009); Pós-graduada em docência para enfermeiros pelo Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- SP (2010-2010). Pós graduada em Envelhecimento e Saúde da pessoa Idosa pela FIOCRUZ; Pós graduada em saúde coletiva pela UNIFESP; Mestra em Unidade de Terapia Intensiva Pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI/IBRATI). Professora titular da Escola Superior de Cruzeiro (saúde do idoso, saúde do adulto e disciplinas afins); Tutora do CEFOR-São Paulo. Membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GEAD) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – São Paulo – USP. Pesquisadora na área de Enfermagem em Saúde mental, Saúde do idoso tendo como linhas de pesquisa as temáticas: estresse, depressão, práticas em Saúde Mental, Envelhecimento Humano e questões relacionadas ao consumo e abuso de álcool e outras drogas.

20h 00min Pamela Luiza Marques da Silva

Palestra Atuação do Enfermeiro no Protocolo de Morte Encefálica

Briefing: Formada em Bacharelado em Enfermagem pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de Lorena (2006-2009); Pós-graduada em Terapia Intensiva pela UNITAU.

16/05/2018

10h:00 Renata Andrea Pietro Pereira Viana

Palestra: Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano.

Briefing: Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) gestão 2018/2020. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA (1998), com especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2000), Epidemiologia Hospitalar pela UNIFESP (2005), Administração Hospitalar pela UNAERP (2005) e Educação em Saúde pela UNIFESP (2006), fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI), com Proficiência em Terapia Intensiva pela ABENTI (2013). Mestrado em Educação e Saúde pela UNIFESP (2008). Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2013). Atualmente é Diretora do Núcleo de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – Gerência de Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem (GEPAG/UNIFESP). Conselheira Regional Titular no COREN-SP triênio 2015-2017, responsável pelo COREN-SP Educação. Pesquisadora e orientadora do Programa de Mestrado Profissional da Pós-Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE-SP desde o ano de 2013. Membro do Corpo Editoral da Revista brasileira de Terapia Intensiva desde 2009, Revisora do International Scholars Journals desde 2013 e da Revista da Escola de Enfermagem da USP desde 2015.

 

17/05/2018

19h:00  Selma Regina Abruceze

Palestra: Emergência em Saúde Psiquiátrica: contenção mecânica e contenção química.

Briefing: Graduada em Enfermagem pela Universidade de Taubaté (1980). Professora assistente II da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: perfil do usuário de saúde mental do município, participação como delegado da conferência estadual, fiscal, palestrante na área de saúde mental, comunicação interpessoal e terapêutica, estresse, tratamento a dependentes químicos, experiência em TRIESTE – Itália, Autora do livro de autoajuda – Doses de Saúde Mental.